sábado, 27 de setembro de 2014

Lançamento da ONG Triple Bottom Line é sucesso absoluto.



triple bottom line, também chamado de tripé da sustentabilidade corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.

Tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos pode ser considerado meio ambiente. 


Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução também. Elementos físicos como a terra, o ar, a água, o clima e os elementos vivos como as plantas, os animais, os homens e ainda os elementos culturais como os hábitos, costumes e o saber fazem parte desse meio.


O lançamento da ONG sem fins lucrativos vem para orientar, conscientizar e transformar uma sociedade.


Palestras:


Combate às Drogas e à Prostituição Infantil por Fernando Capez, Procurador Público.


Meio Ambiente e Sustentabilidade por Bruno Covas, Ex. Secretário do Meio Ambiente.










sábado, 5 de abril de 2014

Ecopos: os copinhos de papel que substituem os descartáveis

ecopo-caixa.jpg

Já é do conhecimento de todos que copinhos plásticos são responsáveis por uma grande parcela do lixo que polui a natureza. Apesar de parecer prático, estes pequenos objetos causam problemas até para animais aquáticos que confundem o plástico com alimento e morrem sufocados. Porém uma nova tecnologia foi desenvolvida para manter a praticidade dos copinhos plásticos e aumentar o nível de sustentabilidade do produto.
Os copos ecológicos são compostos por um papel e um pequeno revestimento plástico. A invenção já existe em países asiáticos há pelo menos 10 anos e, só agora, a tecnologia foi importada e o produto é feito no Brasil.
Desenvolvidos pela empresa Ecopos, os copinhos são uma espécie de envelope com nove centímetros de altura por seis de comprimento. A capacidade de cada um é de 65 mililitros.
O objetivo da empresa é diminuir a quantidade de lixo produzida e ocupar menos espaço para armazenamento e transporte, o que, consequentemente, diminuiria também a quantidade de gases poluentes emitidos já que menos viagens seriam necessárias.
Os produtos são feitos com papel de fibras virgens (para evitar qualquer tipo de contaminação do material) reflorestadas, não possuem corantes e podem ser utilizados mais de uma vez.
Um copo ecológico é feito de papel, fácil de usar, e quando descartado não deixa resíduos tóxicos na natureza. O produto se degrada em até 18 meses.
“A vantagem de adquirir o nosso ‘ecopo’ é ter menos volume de lixo gerado. Além disso, ele é econômico porque é mais barato que o plástico e totalmente ecológico”, diz o gerente da empresa Stephano Shin em entrevista. Além de ecológico, os ecocopos são baratos: uma caixa com quatro mil copos sai por R$ 52,00.
O gerente também conta que como a embalagem é pequena, os ecopos podem também ajudar a evitar o desperdício de água. “Muita gente enche copos e acaba não consumindo tudo. Com copos menores, isso acontece menos. E quem quiser, pode sempre repertir”, comenta.
A novidade só não se adequa muito bem a bebidas quentes. Como o copo é feito de papel e é fino, o líquido poderia queimar a mão de quem segurasse. Os copinhos sustentáveis são produzidos em São Paulo e podem ser comprados através do site oficial da empresa.
conscientizando a todos a importância do uso de nosso produto, copo descartável produzidos com 100% de fibras virgens que é proveniente de madeiras de reflorestamento. Afinal o mundo consome cerca de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos todos os anos. E deste total, apenas uma pequena parte é reciclada. O restante (cerca de 80%) ainda é descartado em aterros sanitários poluindo o meio ambiente. 

FONTE:
http://eco4planet.com/blog/2010/10/ecopos-os-copinhos-de-papel-que-substituem-os-descartaveis/

WWF e mais Oito Grandes Marcas criam Empresa para Pesquisa de Bioplástico

Bioplástico
O grupo de conservação ambiental WWF juntou-se com a Procter & Gamble , Nestlé , Coca-Cola , Unilever , Nike Inc. , HJ Heinz Company , Ford e Danone para criar uma nova organização para promover o desenvolvimento de plásticos à base de plantas chamado de o Alliance bioplástico matéria-prima (BFA). Segundo Erin Simon da WWF, ” a aliança irá percorrer um longo caminho para garantir a gestão responsável dos recursos naturais utilizados para atender à crescente demanda por bioplásticos.”

O foco principal da BFA será orientar a busca de matérias-primas para serem utilizadas na fabricação de plásticos a partir de materiais agrícolas. A cana de açúcar, milho, junco, etc, todos são materiais comuns para a fabricação de plásticos à base de plantas. A BFA reunirá especialistas de diferentes áreas da ciência, indústria e sociedade para assegurar que as práticas responsáveis, educação e desenvolvimento de materiais bioplástico sejam mantidos nos padrões de sustentabilidade. Isso inclui o uso da terra, segurança alimentar e da biodiversidade.
Do ponto de vista do WWF, “nós preferimos que o consumidor não precise decidir entre uma solução menos sustentável ou mais sustentável”, diz Simon. “Nós desejamos que todos os  bioplástico produzidos sejam de forma mais sustentável.”
http://earth911.com/work/bioplastic-feedstock-alliance/

Nova Lei Universaliza os Carregadores de Celulares

O Parlamento Europeu aprovou na semana passada uma nova lei que vai exigir que todos os fabricantes de telefones celulares usem um carregador universal. A diretiva sobre esses equipamentos devem reduzir o lixo eletrônico em torno de 51.000 toneladas. Empresas como a Samsung, Sony Ericsson, Alcatel, Apple, Nokia e Motorola já assinaram acordos para a fabricação de um modelo único de carregador USB, mas muitas empresas ainda resistem a essa idéia.
Carregadores-de-celulares
Políticos acham que a legislação da UE é um passo na direção errada, um deles é Paul Nuttal, vice-líder do Partido da Independência do Reino Unido , acredita que exige um estilo de dispositivo irá sufocar a inovação e colocar o mercado nas mãos dos reguladores em vez de consumidores.
A lei foi aprovada e agora vai passar para o Conselho da Europa para a aprovação formal, e os Estados membros terão dois anos para adequação. Com cerca de metade de um bilhão de telefones suportados por 30 tipos diferentes de carregadores, a padronização deste acessórios eletrônicos vai com certeza ser um passo para a diminuição de espaço em nossas casas. Com certeza essa lei vai afetar todo mundo e também aqui no Brasil por uma eletrônica mais sustentável.
FONTE:
http://blog.novaeletronica.com.br/lei-ue-aprova-universalizacao-carregadores-celulares/

CAVERNA DO DIABO - PARQUE

É uma das maiores Unidades de Conservação do Estado de SP, com uma área de 150 mil hectares. O seu relevo é formado por montanhas que chegam à até 1300 metros de altitude.
A vegetação é de Mata Atlântica, chegando a ter em alguns pontos, restingas e até mesmo manguezais.
O parque possui dois núcleos, somente um deles aberto à visitação, Núcleo Caverna do Diabo e o Núcleo Cedro, somente para fiscalização.
Assim como o PETAR, abriga uma imensa quantidade de cavernas, como a Caverna da Tapagem, mais conhecida como ‘Caverna do Diabo’ e algumas cachoeiras.
Sua fauna está representada por alguns mamíferos, como o mico-leão-caiçara, uma espécie de primata só há pouco descoberto, além de outras ameaçadas de extinção, como o mono-carvoeiro, a lontra e a jaguatirica. Dentre as aves nas mesmas condições, está o papagaio-de-peito-roxo.
O Parque Estadual de Jacupiranga abrange 06 municípios do Vale do Ribeira:Iporanga, Eldorado, Barra do Turvo, Jacupiranga, Cajati e Cananéia
A sede do parque é na Cidade de Registro.
O Núcleo Caverna do Diabo, onde recebe visitação, está aberto até as 17:00hs, de terça-feira à domingo. O valor do ingresso, para visitar a Caverna do Diabo é de R$ 15,00 por pessoa. Esta incluso nesse valor o monitor local. Não são aceitos como forma de pagamentos cheques ou cartões. Moeda somente em Real.
Os grupos para a visitação são de no máximo 12 pessoas com intervalos de 20 minutos entre cada. Cada grupo pode ficar no máximo 60 minutos dentro da caverna.
Grupos em Atividades Pedagógicas devem agendar com antecedência a sua visita junto à Administração do parque.
Recomendamos que ligue no parque antes de viajar, para saber se ainda há vagas para a visita à caverna.
Indispensável estar vestido com calça comprida, camiseta com manga (cobrindo os ombros) e tênis adequado.
A melhor forma de se chegar ao Núcleo Caverna do Diabo é via Régis Bittencourt (São Paulo – Curitiba). Chegando na cidade de Jacupiranga pega-se outra rodovia (SP 193), cerca de 70 km até o núcleo, passando pela Cidade de Eldorado, sentido Iporanga (SP 165).
Os telefones de contato do parqu são (13) 3871-0259 / 1242 / 3318