
É fato que a base de nossa saúde está na alimentação e que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas é quase uma garantia de uma boa qualidade de vida. As dúvidas começam a surgir quando, na era do agrotóxico, questionamos a procedência desses alimentos e o “modo artificial” como foram produzidos. Infelizmente, hoje vale tudo em nome do aumento da produtividade e do lucro. Com isso, surgem as perguntas: será que quando comemos uma verdura, por exemplo, estamos realmente comendo algo natural? Qual é a segurança que temos para afirmar que uma salada crua é mais natural e saudável que legumes cozidos?
A resposta a esse tipo de indagação vem com o que chamamos de alimentos orgânicos __ aqueles cultivados sem fertilizantes químicos ou agrotóxicos. “Os orgânicos dizem respeito a qualidade do processamento do alimento, incluindo a qualidade do solo onde ele é plantado. São alimentos obtidos de maneira simples, pela ação da própria natureza”, claro que necessitam de cuidados o Ecocentro IPEC uma tecnica de plantio que é muito eficiente, pois com uma simples assiciação de plantas é necessário afastar os invasores indesejados de seus alimentos.
A horta mandala é uma delas. Construída em forma circular para evitar o desperdício da água e facilitar o manuseio, ela parte do princípio da biodiversidade. As plantas são todas misturadas, dispostas conforme suas características. São as "plantas companheiras", afirma Flávia. Alface, rúcula, agrião e cebola ficam todos juntos em um mesmo canteiro. As plantas trocam nutrientes, sombreiam umas às outras e algumas, como alho, confrei e raiz forte, servem de repelente contra insetos. Essa é uma das técnicas utilizadas para sobreviver sem produtos químicos.
E o resultado de tudo isso é uma salada fresca, limpa de qualquer agente quimico, saudável e principalmente nutritiva.
fonte: http://maonaterra.blogspot.com.br/
fonte: http://maonaterra.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário