
Uma das cenas mais comuns durante uma seca são pessoas disputando com animais uma água barrenta que ainda sobrou nos açudes. Sem condições essas pessoas acabam por usar essa água para beber, correndo o risco de contrair doenças e até levar a morte no caso de idosos e crianças. Mas já existe um filtro portátil conhecido como LifeStraw, que torna a água potável, mesmo se contaminada com bactérias e vírus.
Mais 99% de água Limpa
A tecnologia é bem simples, ele é um tubo de plástico azul contendo filtros, não utiliza produtos químicos, e torna a água mesmo contaminada com febre tifóide, cólera e microrganismos causadores da diarreia em uma água potável. Ele efetivamente remove 99,9% de parasitas e bactérias transmitidas pela água. Os filtros, constituídos por uma resina halogenada, matam quase 100% de bactérias e cerca de 99% dos vírus que passam pelo LifeStraw.
A University of North Carolina nos EUA, testou e avaliou o desempenho do dispositivo em água contendo Escherichia coli B e Enterococcus faecalis bactérias e os vírus MS2 colifago bem como iodo e prata. Os resultados indicaram que o LifeStraw filtrou todos os contaminantes a níveis em que não representam mais risco para a saúde.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XckPmVmciAc
Segundo o fabricante com apenas 25 centímetros de comprimento, o LifeStraw pode filtrar até 700 litros de água, estimado em cerca de um ano de uso para uma pessoa comum.
O legal é que para cada 10 filtros vendidos em loja, o Rotary International Foundation doa um filtro para países em desenvolvimento. O preço do LifeStraw é de US$ 25,00.
[Fonte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário